Celing recebe mais de 500 inscrições

por Alerrandre Barros


O Centro de Estudos de Línguas (Celing) é um projeto de extensão do  curso de Letras da UFRRJ. Idealizado pela professora Rosário Roxo , coordenadora do curso de Letras, do ICHS, e coordenado pela professora Ângela Bravin, o Celing oferece cursos de Inglês, Espanhol e Português para toda a comunidade. As aulas começaram a ser ministradas em setembro deste ano nos campi de Seropédica e Nova Iguaçu por estudantes de graduação em Letras selecionados para o projeto. Os graduandos são acompanhados e orientados pelos professores do Departamento de Letras e Ciências Sociais (DLCS) e do Departamento de Tecnologias e Linguagens (DTL) da Rural. “A ideia de implementarmos na universidade uma iniciativa desse tipo surgiu das experiências bem sucedidas dos cursos de línguas abertos à comunidade, desenvolvidos pelas principais instituições acadêmicas do Estado do Rio de Janeiro, como UFF, UFRJ e UERJ”, conta Bravin.


O Celing recebeu mais de 500 inscrições em sua inauguração, mas hoje atende 270 alunos distribuídos em 15 turmas. Nas aulas de Português, aprende-se a interpretar e produzir diversos tipos de textos, inclusive, empresariais e acadêmicos. “Queremos capacitar o estudante a interpretar e produzir textos de organizações discursivas lúdicas, informativas e argumentativas e exercitar as especificidades das diferentes realizações textuais direcionadas à prática da escrita em contexto acadêmico e profissional”, afima a coordenadora do projeto.


No curso de Inglês, dirigido pela professora Adriana Leitão, são ensinadas regras básicas, técnicas de leitura e tradução, o chamado Inglês Instrumental. Angêla Bravin conta que o curso está voltado para a leitura, mas que a partir de 2011 ele será ampliado, e serão trabalhados, além da leitura, a escrita e a fala, ou seja, se tornará “um curso tradicional de inglês como conhecemos”.


Já o curso de Espanhol, coordenado pela professora Sara Araújo Brito, é desenvolvido no modelo tradicional, focado na leitura, na escrita e na fala. “O objetivo é que o aluno possa aprender a utilizar as estruturas básicas da língua espanhola, que lhe garantam autonomia no discurso, expressar e compreender idéias e opiniões básicas, assim como de sensações físicas, estados de ânimo, sentimentos e informações, enfim, compreender e produzir diferentes tipos de textos escritos e orais”, informa a professora Bravin.


Elines do Santos, 19, aluna do curso de Administração Pública faz inglês no Celing e conta que o centro veio num bom momento. “Eu sempre quis estudar inglês, mas nunca tive oportunidade. O Celing está me ajudando a aprender um idioma que hoje é essencial, principalmente na minha área”. E complementa. “As aulas têm sido bem dinâmicas e o professor bem atencioso”.


O Centro conta com apoio da Vice-Reitoria, de diversos departamentos do Instituto de Ciências Humanas e Socias (ICHS) e do Instituto Multidisciplinar (IM). Para ampliar os cursos oferecidos, novas estratégias estão sendo tomadas para ampliar para o próximo ano. A coordenação informa que ainda não há previsão para as próximas inscrições.

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